/Algarve é o Destino de Golfe do Ano

Algarve é o Destino de Golfe do Ano

O Algarve foi declarado melhor Destino de Golfe do Ano, a nível mundial, prémio atribuído pela Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO). Trata-se de uma distinção absolutamente notável e que reforça significativamente o papel da região enquanto polo de turismo de qualidade “premium” a nível mundial.

A IAGTO é a principal organização de operadores turísticos do setor do golfe a nível mundial. De acordo com o site The Golf Wire, os membros da organização movimentam cerca de 87% das reservas de pacotes de férias de golfe por todo o planeta. Compreende 2700 membros em mais de 100 países, incluindo cerca de 700 operadores de golfe de 63 países, cujos especialistas e técnicos contribuíram para esta votação.

Um prémio inédito

A IAGTO assinalou o 20.º aniversário da atribuição dos prémios anuais de golfe e turismo, e fê-lo modificando o figurino habitual. Em vez da atribuição de cinco prémios continentais (para os melhores destinos de golfe em cada uma das grandes regiões mundiais), decidiu-se por atribuir um único prémio, englobando todo o planeta. A vitória algarvia torna-se assim ainda relevante.

A região já havia ganho o prémio para Destino Europeu de Golfe do Ano em 2006 e 2014.

Uma concorrência de peso

O Algarve competia com 14 regiões de golfe de entre as mais importantes e conhecidas do mundo. Foram os casos da Côte d’ Azur e Provença (França), Costa del Sol (Espanha), Monterey (Estados Unidos), Fife (Escócia), Abu Dhabi, Vietname, África do Sul, Nova Zelândia e até um outro concorrente português: a Região de Lisboa.

Experiências: tendência de futuro, prémios do presente

Além do prémio principal, foram atribuídos prémios “experiência”, pois é do entendimento da IAGTO que o turismo de experiência será uma tendência turística determinante para o futuro. 25 países eram elegíveis para votação em duas categorias: experiência de hotel e de golfe. No nosso país, o Algarve e Lisboa repartiram os dois prémios entre si, com o Monte Rei Golf & Country Club a levar a distinção “experiência de golfe” e o The Oitavos (Cascais) a de hotel.

João Fernandes orgulhoso

A cerimónia de entrega do prémio aconteceu durante o International Golf Travel Market (Feira Internacional de Viagens e Golfe) que aconteceu em Marraquexe (Marrocos) entre os dias 14 e 17 de outubro. Em nome da região, foi receber o prémio o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes. De acordo com o Barlavento, o responsável algarvio declarou-se “orgulhoso”, salientando que o prémio é de todos os que têm contribuído, em especial nos últimos 40 anos, para que o Algarve se tenha tornado um destino de golfe de excelência.