/Voos internacionais começam a regressar ao Algarve

Voos internacionais começam a regressar ao Algarve

O aeroporto de Faro vai começar a receber os primeiros voos internacionais da fase pós-Covid (ou, pelo menos, pós-primavera 2020, uma vez que ainda é incerto o rumo que a pandemia poderá tomar). Segundo o Barlavento, este é o calendário já previsto (entre parêntesis a cidade de origem):

  • Edelweiss Air: já começou a 28 de maio (Zurique).
  • Luxair Tours: 31 de maio (Luxemburgo).
  • Transavia: 4 de junho (Amesterdão).
  • Ryanair: 1 de julho (sem indicação de cidades de origem)
  • Jet2: idem
  • Iberia: 28 de agosto (sem indicação de cidade de origem)

Acresce a Lufthansa, que inclui Faro numa das suas primeiras 20 rotas internacionais para retomar, embora ainda não haja uma indicação de data.

A Iberia, dado o seu carácter de “companhia de bandeira”, começará a voar para Lisboa e Porto a 1 de julho, antes de começar a voar para Faro.

Ryanair aponta ao sul

Já a Ryanair, pelo contrário e dado o seu perfil de mercado, anunciou que irá concentrar as suas atividades no verão português no aeroporto de Faro. Já no passado dia 16 de maio a companhia irlandesa havia anunciado, de acordo com o PressTur, que “60% dos voos do Reino Unido para Portugal” que a companhia irá efetuar terão Faro como destino. Serão 14 aeroportos de origem e um aumento gradual de ligações até chegar às 73 por semana.

Região de Turismo satisfeita

O presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, declarou à imprensa sentir-se satisfeito com o retomar das ligações aéreas. De acordo com o Barlavento, Fernandes afirmou que “O Algarve está a ser reconhecido como um destino seguro e bem preparado para voltar receber turistas”, validando o esforço da região neste sentido.

Medidas de segurança

À chegada a Faro, os passageiros irão deparar-se com diversas medidas de segurança, já esperadas no contexto atual: medição de temperatura, higienizadores de mãos, proteções acrílicas nos balcões, sinalética relativa à necessidade de distanciamento, etc.