/Turismo: Portugal é o 12.º mais competitivo
Turismo: Portugal é o 12.º mais competitivo

Turismo: Portugal é o 12.º mais competitivo

De acordo com o Observador, foi divulgado o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019, um documento elaborado de dois em dois anos pelo Fórum Económico Mundial (WEF). Portugal é 12.º no Índice de Competitividade do Turismo, num total de 140 países incluídos no estudo. Numa das subcategorias, Portugal alcançou o primeiro lugar: Infraestruturas Turísticas. O estudo abrange 140 países.

Sendo 12.º a nível global, Portugal é 8.º a nível europeu, o que constitui o seu melhor resultado de sempre neste ranking.

Subida generalizada em diversas áreas

O Relatório avalia 14 categorias, sendo que em grande parte delas Portugal conseguiu subir nas classificações. Nos “recursos naturais e culturais”, por exemplo, o país subiu de 20.º (no Relatório anterior, de 2017) para 15.º. Em termos de “transporte aéreo”, Portugal subiu dez posições, sendo agora 21.º.

A primeira posição em termos de infraestruturas turísticas explica-se pela grande densidade hoteleira, pela densidade da rede de caixas Multibanco (4.º na classificação geral) e pelas infraestruturas de alta qualidade (5.º).

Refira-se ainda que Portugal foi 9.º em termos de segurança. Tendo em conta que o estudo abrange 140 países, o resultado “bate certo” com a recente classificação no 3.º lugar, a nível mundial, do Global Peace Index.

Uma vitória para o turismo português

A secretária de estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, declarou à imprensa que o resultado é uma vitória para Portugal. A “requalificação dos recursos” foi, de acordo com a governante, um dos motivos que levou a esta classificação.

Ana Mendes Godinho referiu também o efeito de “marketing” e publicidade que este relatório representa. Não tanto para consumidores mas principalmente para investidores, sempre atentos a estatísticas de carácter oficial e independente, como é o caso deste Relatório. A secretária de estado considera que o resultado “ajuda-nos também a divulgar Portugal como um dos países top para investir”.

O Fórum Económico Mundial é um organismo internacional, que tem empresas internacionais como membros, que organiza estudos e conferências tendo em vista a promoção da economia internacional. O organismo é mais conhecido pelas conferências realizadas anualmente (em janeiro) no resort suíço de Davos.