/Região de Turismo do Algarve: novo presidente toma posse
João-Fernandes-RTA-

Região de Turismo do Algarve: novo presidente toma posse

Região de Turismo do Algarve: novo presidente toma posse

João Fernandes, o novo presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), escolhido no passado mês de maio, tomou posse na passada sexta-feira, 27 de julho. Trata-se, sem dúvida, de uma opção de continuidade, uma vez que João Fernandes fez parte da anterior direção, na qual era responsável precisamente pela estratégia e planeamento. Contudo, o novo presidente traz uma ideia de rejuvenescimento e alinhou alguns pontos fortes do que será o seu mandato.

Ligação entre agentes públicos e privados

A coordenação entre agentes públicos e privados é essencial para que o Algarve, como um todo, atinja um grau de coordenação em termos da prestação de serviços ao turismo. O novo presidente referiu que pretende que a RTA seja um elemento facilitador desta comunicação entre entidades que nem sempre têm prioridades coincidentes, especialmente a curto prazo.

Sustentabilidade e tecnologia

A criação de um Observatório de Turismo Sustentável e a intenção de criar uma base tecnológica para o setor foram também mencionadas como prioridades. A visão de um setor turístico “premium”, baseado no alto valor acrescentado, coaduna-se naturalmente com estes objetivos.

Os “monos”

Outra das prioridades de João Fernandes é fazer o levantamento dos edifícios degradados ou devolutos em áreas turísticas, em parceria com a APEMIP. São dois os objetivos almejados: captar investimento (em termos de construção, imobiliário e serviços) e, consequentemente, ajudar a região a livrar-se dos “monos”, como são comummente designados, e que dão à paisagem um aspeto que não convém a uma região que se pretende afirmar como um destino de excelência. Em suma, converter um problema numa oportunidade.

O Algarve como cabeça e Lisboa como braço

O novo presidente da RTA alerta ainda para o facto de a conjuntura de insegurança (terrorismo e instabilidade política) em destinos concorrentes no Mediterrâneo estar a terminar, sendo portanto hora de fidelizar os clientes conquistados nos últimos anos. Presente na tomada de posse, a secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, lançou o repto aos algarvios para identificarem as suas necessidades e tomarem a iniciativa, deixando a Lisboa a tarefa de execução – tentando que se inverta o centralismo habitual na tomada de decisões.

O mandato de João Fernandes termina em 2023.

Tomada-de-posse-RTA