/Monchique Mountain Marathon: terminar o ano a caminhar no Algarve
Monchique Algarve

Monchique Mountain Marathon: terminar o ano a caminhar no Algarve

Monchique Mountain Marathon: terminar o ano a caminhar no Algarve

A “Monchique Mountain Marathon” é um evento de caminhada e pedestrianismo que irá ocorrer na serra de Monchique, entre os dias 27 e 31 de dezembro. Com passagens pelo alto da Fóia e pela serra da Picota (os dois pontos de maior altitude do Algarve) e diversos percursos, de distâncias e graus de dificuldade diferentes, oferece aos caminhantes a possibilidade de visitar destilarias de aguardente de medronho e aprender mais sobre as técnicas tradicionais de fabrico do azeite.

O evento prolonga-se até à Passagem de Ano, com a maratona – o percurso maior, de 42 km – a ser efetuado no dia 30, ao longo de todo o dia. No dia 31 o evento encerra com uma festa de Ano Novo.

O evento conta com uma estrutura de apoio (pontos de refeição, etc.) e resulta de uma parceria entre associações e pequenas empresas algarvias dedicadas ao turismo, nomeadamente ao turismo desportivo e de caminhada.

Monchique town Algarve

Guias em português, inglês e alemão

A prova de que o evento é um claro “piscar de olho” ao turismo é a presença de guias falantes de inglês e alemão. O projeto conta com a colaboração de residentes estrangeiros, estabelecidos há décadas no Algarve e comprometidos com um estilo de vida ambientalmente responsável e de grande ligação à Natureza. Desta forma, assegura-se que a qualidade da informação transmitida aos caminhantes não só é factualmente correta como é transmitida de uma forma muito personalizada, como quem sente realmente o que está a transmitir.

Mais uma vez, este tipo de eventos vem demonstrar que o turismo algarvio está cada vez longe de ser uma “monocultura” de praia e sol. É certo que a Monchique Mountain Marathon não será um evento em grande escala como é, por exemplo, o Vilamoura Champions Tour, mas não deixa de ser um sinal claro para o mercado internacional: quem quiser fazer caminhadas e “hiking” no Algarve pode fazê-lo com todas as estruturas de apoio necessárias. O facto de a experiência ser enriquecida com o conhecimento das tradições locais e a degustação acentua as características de turismo de qualidade deste evento.

TAGS: