/Algarve Walking Season cresce com mais um festival

Algarve Walking Season cresce com mais um festival

Algarve Walking Season cresce com mais um festival

Vai nascer um novo festival de caminhadas no Algarve, desta vez na aldeia de Barão de São João, no concelho de Lagos. O festival irá acontecer entre 1 e 4 de novembro e integra a Algarve Walking Season, o conjunto de eventos que pretende estimular o turismo algarvio fora da época alta do verão e também longe das praias e dos grandes centros urbanos da região. O evento resultará de uma parceria entre a Associação Almargem e o Município de Lagos.

Mata Nacional em foco

A Mata Nacional de Barão de São João, situada junto à aldeia, será o principal polo do festival. Em declarações ao site Região Sul, a autarquia de Lagos referiu que trazer pessoas à Mata acaba por ser uma forma de contribuir para a prevenção de incêndios, no sentido em que o pisoteio contribui para diminuir a carga de combustível. Mas o mais importante é tirar partido desta potencialidade natural, num espaço onde já existe área para piquenique, trilhos BTT, etc., e trazer pessoas à aldeia.

O festival irá incluir mostras artísticas e “workshops”, dinamizados pelos diversos artistas locais. E para estimular ao conhecimento profundo dos segredos de Barão de São João, vários habitantes atuarão como guias turísticos, mostrando os percursos que não cabem nos guias oficiais.

De resto, serão entre oito a dez as caminhadas diárias, algumas delas temáticas, podendo ser mais dedicadas ao birdwatching, à arqueologia e património cultural ou à botânica, ou combinando estas diversas vertentes.

Algarve Walking Season

A Algarve Walking Season tem assim três festivais, distribuídos pelas três grandes “áreas” geográficas da região. Ao festival de Lagos, soma-se o Walking Festival Ameixial (em Loulé, ao centro) e o Festival de Caminhadas de Alcoutim (na zona oriental do Algarve).

Cabe aos visitantes tirarem partido do imenso potencial turístico da Serra e do Barrocal algarvios, aproveitando os dias de meia-estação, ideais para atividades ao livre durante todo o dia.