/Algarve: mercado alemão em crescimento

Algarve: mercado alemão em crescimento

De acordo com o Observador, o número de turistas alemães a fazer reservas para o Algarve aumentou durante o mês de agosto. Uma campanha promocional lançada em conjunto pelo Turismo do Algarve e pela Eurowings, uma companhia aérea alemã de baixo custo, produziu bons resultados.

Uma “flash sale” destinada a “potenciar reservas de última hora na região até ao final de outubro”, citando o Observador, levou a uma subida nas vendas na ordem dos 94%.

Sem quarentena

Esta proximidade recente entre a Alemanha e Portugal explica-se por vários fatores. Em primeiro lugar, pelo facto de a Alemanha ter um regime de movimento nas fronteiras sem qualquer semelhança com o do Reino Unido. Depois, pelo relativo prestígio que Portugal alcançou em termos de controlo dos efeitos da pandemia ao longo dos últimos meses. Finalmente, porque o poder da marca Portugal enquanto destino turístico de qualidade continua a fazer-se sentir, e a Alemanha não está obviamente imune ao seu poder de atração. A relativa proximidade geográfica, fazendo com que os voos sejam relativamente curtos (comparáveis às partidas do Reino Unido), também ajuda a esta dinâmica.

Finalmente, o facto de ambos os países pertencerem à União Europeia, podendo mesmo dizer-se que fazem parte do seu “núcleo duro” no momento atual, também ajuda a explicar esta proximidade. A pertença à UE facilita uma maior coordenação política entre as autoridades de ambos os países, que neste momento não se verifica com o Reino Unido. Nenhuma autoridade germânica refreou o desejo de viajar dos seus cidadãos alertando-os sobre uma possível quarentena no regresso de Portugal, ao contrário do Secretário dos Transportes britânico, Grant Schapps.

Alemanha é o segundo maior mercado

De acordo com João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, a Alemanha tem sido ao longo dos últimos três anos o maior alvo em termos de investimento em marketing e publicidade. O país já é o segundo maior mercado emissor, atrás do Reino Unido. A Eurowings assegura voos diretos entre Faro e várias cidades alemãs, bem como a Ryanair e a easyJet.