/Rota “Sete Vale Suspensos” vence prémio “European Best Destinations”

Rota “Sete Vale Suspensos” vence prémio “European Best Destinations”

Sem ter o prestígio dos World and Europe Travel Awards, o “European Best Destinations” é um conjunto de prémios com alguma relevância no setor do turismo. Sendo realizado através da internet, congrega um número de votantes bastante elevado: cerca de 30000, provenientes de mais de 150 países. Vencer um prémio “European Best Destination” (Melhor Destino Europeu) numa das suas inúmeras categorias é um claro sinal de que uma determinada cidade, região, país, sítio ou ponto de interesse está no radar dos viajantes internacionais.

Na mais recente edição, foi a vez da Rota “Sete Vale Suspensos”, no concelho de Lagoa, vencer o prémio de Melhor Destino Europeu para Caminhadas.

“Sete Vales Suspensos”

Pouco conhecida entre os portugueses, esta rota de nível PR1 (Pequena Rota), na terminologia do pedestrianismo, é sem dúvida uma das mais interessantes do país. Percorre cerca de 5,5 km do litoral do concelho de Lagoa, entre as praias de Vale Centeanes, a oeste, e da Marinha, a leste. Os “Vales Suspensos” que lhe dão o nome são pequenas linhas de água que terminam acima do nível do mar, num litoral de falésias altas.

O facto de o caminho percorrer as falésias junto à costa ajuda a explicar as magníficas perspetivas e panorâmicas que se podem conseguir neste trecho do Algarve. Pelo caminho passa-se pelo farol de Alfanzina e é possível visitar o Algar de Benagil, repetidamente celebrado como uma das mais belas grutas do mundo.

Caminhadas no Algarve

Cada vez mais, o Algarve vem-se posicionando como um destino turístico (e de segunda residência) capaz de oferecer os mais diversos motivos de interesse e atividades a quem o visita. Além dos parques naturais e dos caminhos do Barrocal (incluindo a grande Via Algarviana que atravessa toda a região), a rota dos “Sete Vales Suspensos” mostra que o Algarve está pronto a surpreender o visitante a cada esquina.