/Portugal na frente do crescimento turístico europeu

Portugal na frente do crescimento turístico europeu

Portugal na frente do crescimento turístico europeu

Dúvidas houvesse, o World Travel and Tourism Council (WTTC) vem dissipá-las e confirmar a noção geral: Portugal foi o país europeu cujo setor turístico mais cresceu em 2018. As previsões apontam para que a tendência se venha a confirmar em 2019, quando os números finais forem relevados. De acordo com o Jornal de Negócios, o turismo em Portugal deverá crescer 5,33% em 2019, o que é mais do dobro da média europeia (2,5%). A presidente do WTTC, Gloria Guevara, aponta que este é o resultado das estratégias seguidas por sucessivos governos ao longo dos últimos dez anos.

Mercados extra-europeus

De acordo com dados revelados no passado dia 3 de outubro, o sucesso de Portugal deve-se principalmente à captação de visitantes de mercados extra-europeus, que tradicionalmente se mantinham fora do “radar” do setor turístico nacional. Estados Unidos (com um crescimento de 21,8% de visitantes em relação ao ano anterior), Canadá (21,3%), China (16,8%) e Brasil (13%) são os novos emissores de visitantes.

As receitas do setor turístico cresceram 45% nos últimos três anos e o WTTC sugere que cerca de 20% da economia portuguesa está neste momento ancorada no setor turístico.

Mais de dois terços dos visitantes são internacionais

Não será surpreendente que este crescimento se justifique com a grande afluência de visitantes estrangeiros, principalmente num mercado relativamente pequeno como é o português. Ainda assim, o WTTC avalia que 69% dos visitantes são internacionais (com os restantes 31% a constituírem turismo interno ou doméstico), o que significa que mais de dois terços dos turistas vêm do exterior.

15% a negócios

Portugal poderá ainda ter espaço para crescer em termos de turismo de negócios. Apenas 15% dos visitantes compõem este nicho, com os restantes 85% vindo em lazer. Eventos como a Web Summit, que irá acontecer no mês de novembro, ajudam a equilibrar estes números.