/França e os EUA celebram a sua amizade em Portimão
IRG Property Blog - Visit Portimao

França e os EUA celebram a sua amizade em Portimão

Em maio, a França e os EUA celebram a sua amizade em Portimão

Entre os dias 8 e 10 de maio, Portimão vai receber um navio extremamente invulgar. Uma réplica da fragata “Hermione”, que foi usada pelo famoso marquês de La Fayette em 1780 para navegar até aos Estados Unidos da América e lá participar na guerra da independência contra a Grã-Bretanha.

La Fayette foi uma figura de destaque nesses primeiros tempos da nova nação norte-americana. Após o fim da guerra, manteve amizade próxima com os chamados “Pais Fundadores”, como George Washington e Thomas Jefferson, e os Estados Unidos desde sempre mostraram gratidão pela participação e apoio francês durante a guerra. Neste sentido, embora o evento seja em primeiro lugar uma iniciativa da Union des Français de l’Étranger através da sua secção do Algarve, é um excelente pretexto para congregar a França, os Estados Unidos e Portugal.

Por este motivo foram convidadas várias instituições governamentais, nomeadamente a Embaixada da França e a Embaixada dos Estados Unidos, a Marinha Francesa e a Marinha Portuguesa, a Presidência da República Portuguesa, entre outras. Do evento, que se prolonga assim por três dias, constarão exposições, jantares temáticos a bordo, etc.

A réplica da “Hermione” foi terminada em 2014 e já atravessou o Atlântico para sessões comemorativas deste género em 2015. No ano corrente, volta a fazer-se ao mar, percorrendo o Atlântico e o Mediterrâneo entre fevereiro e junho.

IRG Property Blog - Praia da Rocha Portimao

O Algarve em destaque

Portugal foi historicamente um pólo da navegação entre o Mediterrâneo e o Atlântico, e portanto esta oportunidade de reforçar laços tendo o Algarve como anfitrião era realmente imperdível. Se na Idade Média o Algarve era um ponto de paragem nas viagens entre o sul e o norte da Europa, hoje é uma paragem obrigatória para eventos e celebrações deste género.

Não é por acaso que, além de Portimão, há mais seis municípios algarvios a apoiar formalmente o evento. Afinal, trata-se quase de uma ocasião “de Estado” e que é excelente para promover o Algarve enquanto destino turístico junto destes dois importantes mercados, como são o francês e o norte-americano.

TAGS: