Eric Dier: um famoso ’luso-britânico’

Eric Dier Sporting Portugal

Eric Dier: um famoso ’luso-britânico’

A comunidade britânica em Portugal, embora reconhecida e associada geralmente à presença no Algarve (em férias ou residência permanente), permanece relativamente anónima e discreta. Mas um dos seus membros alcançou grande fama e projeção nos últimos anos, e quem acompanha o futebol certamente já ouviu falar nele. Trata-se de Eric Dier.

Quem se deparou com um jovem inglês a jogar no plantel do Sporting Clube de Portugal poderia pensar que se tratou de mais uma contratação internacional típica do futebol moderno. Talvez fosse uma jovem promessa vinda do Championship (a II Liga de Inglaterra), ou um “produto” da formação do Manchester United a tentar a sua sorte na Liga portuguesa. Nada disso; Dier é mais um produto genuíno da formação dos “leões”, que viu nascer Figo, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma e tantos outros.

Nascido em Inglaterra, formado em Portugal

Nascido em 1994, Dier veio viver para Portugal com os pais aos 7 anos de idade, quando a sua mãe conseguiu um emprego relacionado com a organização do Euro 2004. A família (o jovem tem 5 irmãos) estabeleceu-se no Algarve e só um ano mais tarde se mudou para Lisboa. Entretanto, o seu talento como futebolista foi detetado pelo Sporting, e Eric integrou a academia leonina.

Eric Dier Portugal too England

Numa entrevista recente, Eric conta a preocupação da sua mãe, à época. A crescer num ambiente português, em breve dominava melhor a língua portuguesa que a inglesa! Em 2010, os pais regressaram a Inglaterra, mas o agora adolescente Eric permaneceu em Portugal, a viver e estudar na Academia do Sporting. Porém, como se viria a compreender, os receios da mãe do jovem Eric eram infundados. Dier chegou a ser abordado pela Federação Portuguesa de Futebol para jogar pelas seleções jovens portuguesas, mas tal motivou uma reação de um jornal inglês pressionando a federação inglesa para fazer o mesmo. O jovem escolheu a seleção do seu país de nascimento e estreou-se pela seleção inglesa sub-18 em novembro de 2011.

Dier estreou-se depois pelo Sporting “B” (II Liga) em agosto de 2012 e logo em novembro foi convocado para jogar pela equipa principal, tendo feito a assistência que permitiu a Van Wolfswinkel marcar o único golo da partida contra o SC Braga. E embora a carreira de um futebolista profissional seja altamente globalizada, atualmente Eric Dier “regressou a casa”, depois de assinar um contrato com o Tottenham a partir da época 2014-15.

Já tendo jogado também pela seleção principal inglesa, é altamente provável que Dier venha a enfrentar a seleção portuguesa, e quem sabe a jogar nos estádios portugueses com a camisola do seu país. Mas também não deixará nunca de ser o menino que cresceu em Portugal, entre os 7 e os 20 anos de idade, e seguramente estará sempre disposto a regressar – pelo menos de férias!

Author: IRG Property

Passion for property all over the world. Specialise in Portugal and mostly the Algarve at the present. Been all over America and Europe buying and selling property. Now using that knowledge to help others' with their property search.