Algarve Classic Festival: um evento único em Portimão

Algarve Classic Festival: um evento único em Portimão

Algarve Classic Festival Portimao

Algarve Classic Festival: um evento único em Portimão

Decorreu no último fim de semana o Algarve Classic Festival, proclamado como o maior evento de automóveis clássicos do sul da Europa. Integrando diversas corridas no programa, com os seus respetivos campeonatos e categorias, o evento teve como “cabeça de cartaz” a corrida de carros de Fórmula 1 pré-1966, com modelos que fizeram a história do automobilismo e marcas como a Cooper, a Maserati, a Lotus e a Ferrari.

Entre as outras categorias presentes contaram-se:

  • MRL 50’w Sports Cars, para carros de “sport” pré-1960;
  • Formula Junior, com os primeiros carros de competição destinados a pilotos jovens e iniciantes, antepassados das modernas Fórmula 4 e Fórmula 3;
  • HTTC Challenge & CSS, para carros de turismo que competiram nos campeonatos inglês e europeu entre 1972 e 1985;
  • Iberian Historic Endurance, para carros de Turismo e GT até 1976, divididos em três categorias.

Algarve Classic Festival Portimao

Entre outras.

Autódromo de Portimão ao serviço do turismo

Ainda há quem pense que o autódromo de Portimão tem sido um fiasco pelo facto de não ter conseguido trazer a Fórmula 1, a categoria máxima do automobilismo mundial. Mas construir um autódromo de qualidade mundial apenas para receber um grande evento por ano seria não só um erro estratégico como uma oportunidade perdida. O Algarve Classic Festival é a prova de que a pista de corridas é mais um dos pólos de atratividade turística únicos da região. Não são só os pilotos e a sua “entourage” que chegam; é o próprio evento que é mais um ponto de interesse para os turistas, tanto os residentes como os que estiverem só de passagem. E é a notoriedade turística do Algarve, como um todo, que ganha com isso.

Além disso, dadas as mudanças em curso na governação atual da Fórmula 1, quem sabe se os carros mais rápidos do mundo não poderão também vir a correr em Portimão.

Author: IRG Property

Passion for property all over the world. Specialise in Portugal and mostly the Algarve at the present. Been all over America and Europe buying and selling property. Now using that knowledge to help others' with their property search.